sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Hoje vamos falar sobre DEPENDÊNCIA.

A maioria das empresas dependente de uma competência principal para o secesso , mas a dependência dessa competência torna-se um hábito autodestrutivo quando limita a visão para novas oportunidades. O que faz quando a competência principal torna-se obsoleta?
O que fazer quando um rival(ou um concorrente estrangeiro) está executando um trabalho melhor e seus clientes estão abandonando você? Se não sabe o que fazer, é sinal que se tornou prisioneiro de uma competência. É ainda mais difícel mudar quando você é o número 1. Sua competência está profundamente arraigada à sua cultura: ela é o que você acredita o significado de uma logomarca. Isso é difícel de mudar, mesmo se o mercado estiver em declinio. Quando você é dependente de sua competência, sua força se converte em fraqueza. De repente, parece que você está sem opções.. Um caso exemplar ocorreu com uma fábrica de brinquedos na Europa.

A dinamarquesa LEGO começou em 1932, com o carpinteiro Ole Kirk Kristensen esculpindo brinquedos de madeira. O plástico começou a substituir a madeira após a Segunda Guerra Mundial, quando seus blocos entraram no mercado. Mas foi só no final da década de 50 que a empresa introduziu suas primeiras coleções com os revolucionários tijolos para construção com encaixe, fazendo as vendas decolarem.
Era uma empresa que obtinha uma das margens de lucro mais elevadas do mundo, oferecendo um brinquedo exclusivo, que nenhum rival poderia copiar. Pelo menos era o que parecia.
Nos anos 90, as coisas começaram a dar errado. Em 1994, as vendas caíram pela primeira vez. A LEGO culpou o excesso de plagiadores que inundavem o mercado. Em 1998, a empresa registrou seu primeiro balanço com prejuizo. A culpa dessa vez, foi atribuida à chegada dos computadores e games. Kjeld Kirsten Kristensen, neto do fundador, cedeu seu lugar ao especialista Poul Plougmann, o primeiro executivo fora da família fundadora a liderar a Lego. Ele conseguiu empurrar a companhia para produtos eletrônicos e contratos de licenciamento caros. Mas os lucros estagnaram, e em 2000, as perdas atingiram US$ 105 milhões. Os analistas pensaram que a companhia havia perdido seu caminho, sob a nova liderança. Em 2002, a LEGO sofreu sua pior perda, e Plougmann foi demintido. Os prejuizos continuaram em 2003: US$ 170 milhões. Kristiansen deixou o cargo no final daquele ano e nomeou o vice presidente sênior Vig Knudstorp. Os quatro parques temáticos Legoland( na Dinamarca, Alemanha,Inglaterra e São Diego) foram colocados à venda para pagar dívidas. A pressão dos fabricantes de brinquedos eletrônicos resultou no fechamento de uma instalação Suiça, no ano passado , e em cortes significativos de empregos na fábrica original, em Billund. É uma triste história de um grande produto- e um clássico caso de dependência da competência. A cultura da empresa cristalizou-se em torno da atenção e da habilidade com que o fundador projetou aqueles primeiros tijolos de construção. O designe do produto permaneceu o único ponto forte da empresa. Nas décadas de 80 e 90, tudo mudou- mas a Lego, não.
Como é possível quebrar o hábito da dependência da competência?
Procure por novas aplicações em que a mesma competência desenvolvida por sua empresa produza valor, a exemplo do que a DUPONT fez com a NYLON.
Quando o abastecimento de seda da China foi interrompido pela revolução comunista, os cientistas da americana DUPONT rapidamente começaram a criar uma versão sintética do produto. Surgiu o NYLON. A empresa vendeu seu primeiro par de meias de nylon em 1940. Alguns anos depois, quando o setor de produção focou seus esforços em materiais bélicos, as fábricas que produziam meias começaram a fabricar paraquedas de nylon. Durante os anos pós guerra, outros materiais, principalmente o poliéster, assumiram o mercado de meias, e o nylon encontrou uma nova utilidade, como tecido para estofados. Em seguida descobriu um enorme mercado, em carpetes para assoalhos. Finalmente, no nicho mais improvável, em rampas de esqui artificiais. Hoje, o nylon está substituindo o metal na indústria de próteses- válvulas de coração e ossos para quadris.
Busque mercados para garantir que a principal habilidade de sua empresa se permaneça sendo um ativo. Serão,provavelmente mercados internacionais, em especial de economias emergentes.
Uma solução mais drástica é desenvolver uma nova competência. Essa estratégia provavelmente exigirá um desconfortável período de transição, durante o qual você canibalizará o seu antigo negócio param investir no novo. Mas quebrar hábitos autodestruitivos-principalmente arraigados há muito mais tempo- nunca é fácil.
Pronto. Falamos assim de DEPENDÊNCIA.
Amanhã o assunto será COMPLACÊNCIA.
Até lá

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